Powered By Blogger

domingo, 8 de maio de 2011

Temer defende reforma para modernizar Legislativo

tribunadonorte.com.br


O vice-presidente da República, Michel Temer, proferiu ontem em Natal uma palestra sobre a Reforma Política no Brasil. Estiveram presentes no evento o deputado federal Henrique Alves (PMDB), o ministro Garibaldi  Alves Filho (PMDB) a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), a prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), além de senadores, prefeitos e vereadores de todo o  Rio Grande do Norte.   A apresentação ocorreu durante o 7º Encontro da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), na qual tomou posse como presidente, o vereador Edivan Martins (PV) e como vice-presidente, o vereador mossoroense, Francisco José Silveira Júnior (PMN). “Nós buscamos fortalecer a Federação. Tudo o que acontece para moralizar e diminuir custos passa pelos vereadores. Iremos trabalhar por Câmaras Municipais mais qualificadas”, afirmou Francisco José.

O deputado federal Henrique Alves, iniciou seu discurso destacando a importância dos vereadores nas decisões tomadas em nome da coletividade e que nem sempre são reconhecidos como merecem. “Na escala política, a posição mais criticada é a do vereador”, destacou. Além disso, ele comentou que não importa quão humilde e pequena seja uma Câmara Municipal. “É nela que reside o pensar político”, definiu.


No encontro de vereadores, Temer cita trechos da Constituição para enfatizar importância da reformaNo encontro de vereadores, Temer cita trechos da Constituição para enfatizar importância da reforma
A governadora Rosalba Ciarlini, destacou que, quando prefeita de Mossoró, estreitou os laços como os vereadores e conseguiu realizar um bom governo. “Não importam disputas políticas. As eleições passam e é preciso dar as mãos  com os vereadores, independente de partidos, para que se possa fazer o melhor pela população”, disse. 

 A governadora aproveitou para  comentar as dificuldades iniciais que encontrou quando assumiu o Governo do Estado e agradeceu as parcerias firmadas com lideranças políticas locais e nacionais. Segundo Rosalba Ciarlini, uma parceria que deu certo foi com Henrique e Garibaldi, que juntos lutaram para que, depois de 14 anos, o edital do aeroporto de São Gonçalo do Amarante fosse aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

 Durante o encontro, a Câmara Municipal de Natal concedeu o título de cidadão natalense ao vice-presidente Michel Temer. Num discurso literário, composto por metáforas e aliterações em alusão à vida de Temer, o presidente da Fecam RN, o vereador da base governista municipal, Edivan Martins, prestou uma homenagem ao vice-presidente. “Repasso ao vice-presidente da República, Michel Temer, o título de cidadão natalense aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal”, destacou Edivan Martins.

 Após o recebimento da placa, o vice-presidente assumiu a tribuna e iniciou a palestra sobre a Reforma Política Brasileira. Durante explanação, Michel Temer defendeu o voto majoritário. O vice-presidente discorda da atual legislação que permite que alguns políticos eleitos com uma margem de votos muito alta  acabem “puxando” um outro candidato, cuja votação foi insignificante, como ocorreu em São Paulo e aqui, no Rio Grande do Norte. 

 De acordo com Michel Temer, é preciso modernizar o Poder Legislativo, fortalecendo-o através da implantação do voto majoritário. “Se no Rio Grande do Norte  tem oito deputados, os mais votados seriam os eleitos. Se em São Paulo existem 70 deputados, somente os mais votados assumiriam o cargo”, defendeu. Michel Temer ressaltou, ainda, que deve existir uma fidelização partidária. “Quem for eleito por um partido, dele não pode sair. Salvo casos relevantes e imprescindíveis de saída do partido”. O vice-presidente citou trechos da Constituição de 1988 para enfatizar a necessidade da Reforma Política.

 Questionado se a Reforma poderia ocorrer ainda este ano ou até o final do mandato da presidenta Dilma Rousseff, ele se mostrou confiante mas não detalhou os próximos passos do projeto. “Eu acredito que a Reforma Política ocorra na legislatura atual”, destacou.
Discursos destacam aeroporto

 A publicação do edital do aeroporto de São Gonçalo do Amarante, garantida para amanhã pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foi um dos pontos mais comentados entre os políticos que discursaram no 7º Encontro da Fecam RN. Mas nem só de elogios foi marcado o evento. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, aproveitou o tema da palestra ministrada por Michel Temer para fazer críticas à Justiça.   “A Reforma Política muito nos importa. Eu acho extremamente importante que ela seja urgente. Quem está legislando em nosso país hoje é o Judiciário”, afirmou. O teor do que foi dito não ficou muito claro quando analisadas as circunstâncias nas quais foi proferido. Entre uma saudação e outra feitas aos políticos presentes, a prefeita fez o comentário. Políticos da oposição acreditam que, subjetivamente, ela tenha feito menção à decisão da Justiça do Rio Grande do Norte em suspender o contrato de combate à dengue.

  Já a governadora Rosalba Ciarlini destacou o empenho do deputado federal Henrique Alves e do hoje ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. “Somente com muito empenho e união, foi possível transformar este sonho de 14 anos em realidade”, afirmou a governadora referindo-se ao edital do novo aeroporto.

 Para Henrique Alves o aeroporto irá mudar a face econômica do Rio Grande do Norte. Com o objetivo de ampliar os empregos no estado e contribuir para o crescimento da economia local, o deputado federal fez um apelo à governador.  “Que a senhora firme uma parceria com a empresa vencedora da licitação para que os empregos que serão gerados durante e após as obras sejam ocupados por norte-riograndenses”. 

 De acordo com Henrique Alves, cerca de 20 mil empregos poderão ser gerados durante e após as obras. “A porta do mundo no Brasil será o aeroporto de São Gonçalo do Amarante com a decisão correta da ANAC em publicar o edital”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário