Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Presidente eleito do Peru reúne-se com Dilma em início de giro regional

ultimosegundo.ig.com.br

O presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, reuniu-se nesta quinta-feira em Brasília com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, no início de um giro regional que, além do Brasil, inclui Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
Humala, que venceu o segundo turno das eleições presidenciais do Peru do último domingo, chegou às 10 horas desta quinta-feira ao Palácio do Planalto, ao qual entrou por uma porta lateral. O presidente eleito do Peru não conversou com a imprensa na chegada ao Palácio, mas deve conceder algumas declarações após sua reunião com Dilma.
O futuro presidente peruano ficará dois dias no Brasil. Além do encontro com Dilma, em Brasília manterá reuniões com diplomatas brasileiros e depois viajará para São Paulo para reunir-se com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que apontou como modelo a ser seguido na América Latina.
A presidenta Dilma foi a primeira chefe de Estado a convidar Humala para uma visita, após cumprimentá-lo por telefone por sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais peruanas.
O governante declarou após a eleição que suas duas prioridades em política externa são a Comunidade Andina de Nações (CAN), grupo que o Peru integra juntamente com Bolívia, Equador e Colômbia, e a União de Nações Sul-americanas (Unasul), aliança que reúne todo o continente sul.
Do Brasil, Humala segue na sexta-feira para o Paraguai, onde se encontra com o presidente Fernando Lugo. Na segunda, reúne-se com o presidente do Uruguai, José Mujica; na terça, com a mandatária argentina, Cristina Kirchner; e na quarta-feira com o presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário